O presidente dos EUA, Barack Obama, partiu na madrugada deste sábado (23) para Seul, na Coreia do Sul para participar de uma cúpula internacional em que será discutida a questão dos materiais nucleares em mãos de terroristas. Mais de 50 outros líderes mundiais deverão participar da Cúpula de Segurança Nuclear na segunda e na terça-feira.
A viagem de Obama ocorre em meio a renovadas tensões com a Coreia do Norte sobre o planejado lançamento de um míssil. Os EUA afirmam que o plano coloca em risco um acordo para fornecimento de alimentos para os norte-coreanos. O Irã, que tem dominado o debate recente sobre energia nuclear, também não foi convidado para a cúpula, assim como a Coreia do Norte, e provavelmente será assunto no encontro.
A primeira parada de Obama durante a viagem será neste sábado (23), na Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias. A passagem de Obama pela região provavelmente será interpretada pela Coreia do Norte como uma forma de demonstrar o poder norte-americano para o novo líder do país asiático.
8/1 completa dois anos com presos sendo tratados pior que traficantes
Indicada por Lula, futura presidente do Tribunal Militar diz que não é hora de discutir anistia
Evento 8/1: um abraço à democracia ou estratégia política? Assista ao Entrelinhas
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses