O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu a renúncia do governador de Illinois, Rod Blagojevich, anunciou o seu porta-voz nesta quarta-feira.
O presidente eleito concorda com o representante do governador (Pat) Quinn e com muitos outros, que, nas atuais circunstâncias, é difícil que o governador faça seu trabalho e sirva as pessoas de Illinois. "Sob as atuais circunstâncias, é difícil para o governador exercer efetivamente seu trabalho e servir ao povo de Illinois." disse o porta-voz, Robert Gibbs, através da nota de Obama.
Blagojevich foi preso na terça-feira sob várias acusações, incluindo a de ter tentado vender a vaga de Obama pelo estado no Senado. Após pagar fiança de US$ 4,5 mil, ele foi solto. Obama disse ter ficado triste com o caso e afirmou desconhecer as tentativas do governador de vender a vaga parlamentar.
Gibbs disse que Obama acredita que a assembléia geral de Illinois deve iniciar um processo para escolher um novo senador que seja da confiança do povo.
Pela legislação de Illinois, o governador deve apontar o novo membro do Senado, caso o posto fique vago.
O comunicado divulgado nesta quarta eleva o tom da reação de Obama ao escândalo. Nesta terça, o presidente eleito dos EUA declarou-se "entristecido" com a detenção do governador e afirmou que não faria mais nenhum comentário além de dizer que não manteve nenhum contato com Blagojevich com relação a seu sucessor no Senado.