O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama, que herdará a pior crise financeira em décadas quando tomar posse, deve anunciar suas escolhas para alguns postos-chave da equipe econômico em breve, e pode revelar quem será seu secretário de Tesouro ainda nesta quinta-feira.
Timothy Geithner, presidente do Fed de Nova York, o ex-secretário de Tesouro Lawrence Summers e o ex-chairman do Fed Paul Volcker estão entre os favoritos.
Após a vitória eleitoral da terça-feira, que o tornará o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama também parecia estar perto de anunciar seu chefe de gabinete.
O cargo foi oferecido ao deputado democrata por Illinóis Rahm Emanuel, segundo fontes democratas que falaram sob condição de anonimato. O parlamentar de 48 anos faz parte do círculo íntimo de Obama e deve aceitar o cargo.
Obama já anunciou uma equipe de transição que deve trabalhar rapidamente para preencher os postos nas áreas econômica e de segurança interna do governo, de acordo com fontes democratas.
Lideram essa equipe Valerie Jarrett, uma amiga próxima de Obama, Pete Rouse, chefe de gabinete do presidente eleito no Senado, e John Podesta, ex-chefe de gabinete de Bill Clinton.
O escolhido para chefiar o Departamento de Tesouro terá a tarefa de gerenciar o programa de resgate econômico de 700 bilhões de dólares, além da reforma regulatória necessária para evitar uma repetição da atual crise econômica.
Além de Geithner, Summers e Volcker, a lista de candidatos para o Tesouro inclui ainda a ex-conselheira do governo Clinton Laura Tyson.
Obama também pode anunciar em breve outros postos econômicos. Entre os prováveis integrantes da equipe econômica estão o economista da Universidade de Chicago Austan Goolsbee e Jason Furman, ex-conselheiro econômico de Clinton.
Para secretário de Estado, o senador democrata por Massachusets John Kerry, o ex-diplomata Richard Holbrooke, o senador republicano em fim de mandato Chuck Hagel e o ex-senador democrata pela Geórgia Sam Nunn estão entre os favoritos.
- Site da campanha de Obama agradece apoio e segue pedindo doações
- Ex-colegas de escola na Indonésia celebram vitória de Obama
- Eleição nos EUA ganha audiência e chega a 71,4 milhões pela TV
- Sem dormir direito, Obama curte vitória malhando na academia
- América Latina vê reaproximação ideológica com Obama
- Obama vai começar a receber os "briefings" de inteligência da CIA
- Nomes cotados para a equipe econômica de Obama