O presidente norte americano, Barack Obama, deve anunciar nesta semana sua candidatura à reeleição para a Presidência dos EUA. O momento é favorável devido à recuperação da crise econômica e dará mais tempo aos democratas para arrecadar fundos de campanha.
A equipe de Obama pode apresentar ainda hoje à Comissão Federal de Eleições os documentos para o registro da candidatura, segundo a rede de tevê CNN e o jornal Chicago Sun-Times, que circula em Illinois feudo eleitoral do democrata.
Outra hipótese levantada pela imprensa norte-americana é que Obama anuncie a candidatura por meio de mensagens eletrônicas na internet enviadas a seus partidários.
A Presidência dos Estados Unidos até agora não abordou diretamente o assunto. Mas, nas últimas semanas vem dando sinais de que isso deve mudar. Em janeiro, um porta-voz da Casa Branca disse ser "possível a candidatura de Obama nas eleições de novembro de 2012.
O presidente norte-americano deve se aproveitar da divulgação, na semana passada, do índice de desemprego de 8,8%, o mais baixo deste o início da crise econômica, em 2008. Ele quer convencer o eleitorado sobre a eficiência de sua política.
O mês de abril do ano anterior ao pleito é considerado cedo para o registro da candidatura de um presidente exercendo mandato. Analistas estimam que se trata de uma estratégia para aumentar o tempo de arrecadação de fundos.
As previsões são de que a eleição presidencial de 2012 será a mais cara da história. A campanha de Obama por mais quatro anos de mandato deve custar US$ 1 bilhão.
A candidatura democrata está ainda se aproveitando de um momento político no qual os republicanos se encontram divididos sobre um candidato.