O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta terça-feira que a emissão de poluentes dos automóveis do país seja regulada, em uma tentativa de reduzir os gases causadores do efeito estufa e diminuir a dependência na importação de petróleo.
A iniciativa faz parte de um plano mais completo para aumentar a regulação dos combustíveis para veículos de passeio, aumentando a pressão sobre as montadoras para que produzam carros e caminhões mais eficientes.
Obama disse na Casa Branca que o plano dará às montadoras novas diretrizes sobre a política regulatória do governo e permitirá que elas planejem melhor o futuro.
"O status quo não é mais aceitável", disse Obama. "Temos feito pouco para aumentar a eficiência energética dos carros e caminhões dos EUA há décadas".
A proposta exigirá que os veículos de passeio dos EUA tenham desempenho médio de 6,6 litros de gasolina a cada 100 quilômetros até 2016, economizando 1,8 bilhão de barris de petróleo.
Ela também prevê que a Agência de Proteção Ambiental regule as emissões de poluentes dos veículos pela primeira vez.
A proposta, se finalizada, resolverá também uma longa disputa entre a Califórnia e o governo federal sobre a tentativa do Estado de regularizar as emissões para reduzir o aquecimento global.
o governo Obama disse que a Califórnia deve ceder à nova política federal e que os processos sobre os esforços da Califórnia liderados pela indústria automotiva serão retirados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas