O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversará nesta segunda-feira (9), na Casa Branca, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os EUA trabalham para dar novo impulso às conversas de paz no Oriente Médio, as quais vivem um período de estagnação e profunda crise. Um funcionário da Casa Branca confirmou o encontro dos líderes, pouco após a chegada de Netanyahu a Washington. O primeiro-ministro de Israel participará também de um encontro judaico.
Os laços entre os dois países tiveram uma piora em razão da recusa de Netanyahu de interromper as construções em assentamentos nos territórios palestinos. Os EUA exigem o fim dessas obras, algo visto pelos palestinos como essencial para a retomada das conversas de paz. No avião para Washington, Netanyahu disse que espera a retomada imediata das negociações de paz, "sem quaisquer precondições". As conversas foram suspensas em dezembro.
O primeiro-ministro de Israel também falará ao Congresso norte-americano. Em seguida, seguirá para Paris, onde vai se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na quarta-feira, segundo funcionários israelenses. A França ainda não confirmou o encontro.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião