O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama disse nesta terça-feira (10) que não aceitaria disputar a vice-presidência em 2008 com Hillary Clinton na cabeça de chapa.
"Ninguém concorre para ser segundo, não acredito nisso", afirmou o senador em entrevista ao programa "Late Show with David Letterman".
"Mas essa seria uma chapa poderosa", argumentou Letterman.
"De que ordem você está falando?", respondeu Obama, provocando risos e aplausos da platéia.
"Digamos que o senhor seja o candidato presidencial e Hillary seja a candidata a vice. Agora, se ela estivesse sentada aqui, seria diferente", brincou o entrevistador.
Obama anunciou na semana passada que já arrecadou US$ 25 milhões (cerca de R$ 50 milhões) neste ano para sua campanha. A quantia, quase igual à de Hillary, solidifica sua pré-candidatura - isso mesmo levando em conta que ele tem muito menos rodagem política que a ex-primeira-dama.
Questionado por Letterman sobre se houve discussões reservadas a respeito da hipótese de ter Hillary como vice, Obama disse que todos os pré-candidatos estão na disputa para serem indicados candidatos a presidente, mas que todos estão no mesmo time.
Letterman insistiu, perguntando ao senador se ele reconsideraria sua posição caso a disputa entre ele e Hillary estivesse rachando o Partido Democrata.
"Acho isso possível nesse tipo de situação, poderíamos ter uma convenção mediada e, Dave, recorreríamos a você", brincou Obama.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula