O presidente norte-americano, Barack Obama, irá se encontrar na terça-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para tratar da retomada da negociação de paz entre ambas as partes, informou a Casa Branca.
No entanto, uma autoridade palestina minimizou a declaração de Washington, dizendo que a reunião não é uma retomada de diálogo. "O encontro não significa uma negociação", disse um porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rdainah.
O encontro, o primeiro entre os três líderes, será em Nova York, nos EUA, onde acontece na próxima semana a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Obama se encontrará com cada líder separadamente antes da reunião conjunta, de acordo com um comunicado divulgado no sábado pelo porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Na sexta-feira, a Casa Branca havia expressado cautela sobre a probabilidade de uma reunião dos três. Os responsáveis disseram que o evento ilustrava o compromisso pessoal do presidente Obama com a paz no Oriente Médio.
O enviado norte-americano à região, George Mitchell, acaba de terminar uma semana de visistas em missão diplomática ao Oriente Médio, mas sem muito o que mostrar como resultados dos esforços, pois Israel e os palestinos mantêm posições profundamente opostas na questão dos assentamentos judaicos.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental