O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá em encontros fora da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) com o presidente francês, Nicolas Sarkozy; a chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente argentina, Cristina Kirchner.
Como informou o conselheiro adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, nas reuniões com Sarkozy e Merkel, na quinta-feira (3), antes da abertura formal da cúpula em Cannes, na França, Obama falará sobre a situação na zona do euro, entre outros assuntos.
A reunião das maiores economias do mundo terá foco nas medidas dos países da zona do euro para acabar com a crise da dívida e evitar que suas consequências se estendam para outros locais.
Conforme lembrou Rhodes, a França e a Alemanha são os dois maiores países na zona do euro e Obama manteve contatos frequentes com seus líderes nos últimos meses.
Com a presidente argentina, Obama se reunirá na sexta-feira (4) ao fim da cúpula. Para Rhodes, nessa reunião bilateral o presidente americano aproveitará para parabenizar Cristina por sua reeleição nas últimas eleições e analisar como aprofundar a relação entre os dois países.
"Vemos como uma oportunidade, após a reeleição da presidente, para dar um giro na relação para uma direção mais positiva", declarou o conselheiro adjunto.
Os dois presidentes abordarão questões como os interesses compartilhados em matéria de segurança e crescimento econômico no continente americano, questões regionais e a cooperação em assuntos globais, assinalou concluiu Rhodes.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula