O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está bem à frente dos concorrentes republicanos na eleição presidencial de 2012, apesar das notícias negativas com relação à economia norte-americana, revelou uma pesquisa Reuters/Ipsos nesta quarta-feira.
Obama tem vantagem de 13 pontos percentuais sobre o adversário mais próximo, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
A pesquisa foi realizada após a divulgação de dados negativos de emprego e habitação na semana passada, que mostraram que a economia dos EUA está se recuperando bem mais lentamente do que o esperado.
Apenas entre os republicanos, Romney, que lançou formalmente sua candidatura na sexta-feira, aparece atrás de Sarah Palin numa eventual disputa interna do partido.
Palin, ex-governadora do Alaska e que ainda não disse se vai ou não concorrer à Presidência, teve 22% das intenções de voto, ante 20% de Romney.
A aprovação a Obama subiu um ponto em relação ao mês passado, para 50%. Sessenta por cento dos norte-americanos disseram que o país está no caminho errado, e 35% afirmou que está na direção certa.