O presidente dos EUA, Barack Obama, vai dizer ao Irã que as portas para melhorar relações com a comunidade internacional "estão abertas", se o país conseguir demonstrar os propósitos pacíficos de seu programa nuclear, disse a Casa Branca nesta segunda-feira (20).

CARREGANDO :)

Obama deve usar seu discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta quinta-feira, para "lembrar" ao Irã que os custos podem ser altos caso o país insista em não cumprir as suas obrigações com a comunidade internacional.

"A porta está aberta para que eles tenham uma melhor relação com os EUA e a comunidade internacionais", disse Ben Rhodes, subconselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

Publicidade

"No entanto, para entrar por essa porta, o Irã terá de demonstrar seu comprometimento e mostrar suas intenções pacíficas no que diz respeito a seu programa nuclear, e cumprir suas obrigações com a comunidade internacional", disse em entrevista.

O Conselho de Segurança da ONU, juntamente com os EUA e a União Europeia, impuseram sanções mais duras ao Irã, que desafiou os apelos internacionais para cessar seu programa de enriquecimento de urânio.

O Irã diz que tem fins pacíficos, mas EUA, Israel e aliados temem que o programa seja uma desculpa para construir uma arma nuclear.