• Carregando...
Imagem mostra nota de 5 dólares com a face de Abraham Lincoln estampada: Obama e o ex-presidente republicano iniciaram as suas carreiras na cidade de Springfield, em Illinois | Reuters
Imagem mostra nota de 5 dólares com a face de Abraham Lincoln estampada: Obama e o ex-presidente republicano iniciaram as suas carreiras na cidade de Springfield, em Illinois| Foto: Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, fará seu discurso de posse, em 20 de janeiro de 2009, baseado do tema "A New Birth of Freedom", uma frase célebre proferida pelo presidente Abraham Lincoln em um discurso durante a Guerra da Secessão nos Estados Unidos.

De acordo com o anúncio feito pela senadora Dianne Feinstein, ligada ao Comitê Nacional de Cerimônias Inaugurais, o texto "comemora o 200º aniversário de nascimento de Abraham Lincoln". "Em um momento em que nosso país enfrenta grandes dificuldades internas e externas, é apropriado revisitar as palavras do presidente Lincoln, que se esforçou para unir a nação", declarou a senadora Feinstein.

Lincoln, primeiro presidente republicano dos Estados Unidos, foi uma constante inspiração para Obama durante sua campanha eleitoral - desde o início, em fevereiro de 2007, na cidade de Springfield, em Illinois, local onde ambos iniciaram suas carreiras políticas, até as referências feitas no discurso após a convenção democrata em Denver e, mais recentemente, comemorando a vitória, na noite da última terça-feira, em Chicago.

O "Gettysburg adress" foi pronunciado por Lincoln em 19 de novembro de 1863 em um campo de batalha na Pensilvânia, onde forças da União haviam relatado uma vitória decisiva contra a Confederação.

O texto, que é um dos mais célebres da história norte-americana, costuma ser estudado nas escolas e freqüentemente citado em eventos públicos que tratam da unidade nacional.

O "Gettysburg adress" foi lido, por exemplo, em 11 de setembro de 2002, no local onde estava o World Trade Center, na cerimônia do primeiro aniversário da queda das Torres Gêmeas. As informações são da Agência Ansa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]