O presidente dos EUA, Barack Obama, vai nomear nesta segunda-feira (10) o assessor de longa data Jason Furman como o novo economista-chefe da Casa Branca, disse um funcionário do governo.
Furman, que irá substituir o economista Alan Krueger como presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca (CEA), tem um Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard e aconselha Obama desde a campanha eleitoral de 2008.
Furman tem sido fundamental na formulação de políticas do governo sobre impostos, ma resposta à recessão nos EUA, ma formulação de uma reforma abrangente do sistema de saúde e nos esforços para evitar um "abismo fiscal" no final do ano passado.
"Furman tem sido um conselheiro-chave do presidente e tem contribuído muito em cada proposta importante sobre o emprego e a economia", disse o funcionário da Casa Branca, que pediu para não ser identificado.
Obama vai anunciar a nomeação às 13h10 (horário de Brasília).
Krueger, que foi confirmado como presidente da CEA em novembro de 2011, está retornando ao posto de professor da Universidade de Princeton, do qual ele está de licença. Ele teve que voltar à universidade para manter seu cargo, de acordo com uma fonte.
Furman é atualmente assistente do presidente para política econômica e principal vice-diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca (NEC), que é dirigido por Gene Sperling.
Quando o ex-chefe do NEC Larry Summers deixou o governo no final de 2010, Furman foi considerado um possível substituto, mas o cargo acabou sendo ocupado por Sperling.
O CEA aconselha o presidente sobre política econômica nacional e internacional com base em dados e pesquisas econômicas. O presidente é um membro do ministério e precisa de confirmação do Senado.