O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo (29) a Nova Orleans para passar junto aos moradores da cidade o quinto aniversário da passagem do furacão Katrina, que arrasou a localidade. Obama interrompeu suas férias em Massachusetts para visitar a cidade.
"Nova Orleans está se recuperando, mas ainda há trabalho a fazer", disse o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton. Mais de 1,5 mil pessoas morreram na tragédia, quando o Katrina, um furacão de categoria 5, rompeu os diques que submergiram a cidade.
Durante sua visita, Obama "lembrará as vidas perdidas e compartilhará do sacrifício da população da Costa do Golfo por causa do Katrina", disse a Casa Branca. Obama também deverá dizer que "irá comprometer novamente a nação" com uma região que mais recentemente lutou contra o pior vazamento de petróleo da história.
Antes da chegada de Obama, a Casa Branca afirmou que o governo federal dos EUA está trabalhando para melhorar a situação em Nova Orleans, ajudando famílias que ainda estão em abrigos temporários a encontrarem casas permanentes. Além disso, o governo disse que reconstruiu 352 quilômetros de diques e implantou projetos de emergência para retirar a população, no caso da passagem de um novo furacão.
Segundo críticos, reconstruir os diques com as mesmas especificações é algo temerário. "Não foi um desastre natural, foi um desastre provocado pelo homem", disse a senadora Mary Landrieu (Democrata pela Louisiana) à emissora de televisão NBC. Ela pediu por mais recursos do governo, afirmando que das 200 mil casas destruídas, apenas 5 mil foram reconstruídas.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião