• Carregando...

O governo de Barack Obama anunciou ontem regras mais rígidas para o acesso a equipamentos militares por parte da polícia nos Estados Unidos. A medida é uma resposta ao crescente debate sobre a militarização da polícia e a violência policial contra negros no país.

O anúncio foi feito após as autoridades federais identificarem “riscos substanciais de uso equivocado ou excessivo” de equipamentos como veículos blindados, armas de fogo potentes e camuflagem.

A partir de agora, o governo federal deixará de financiar e fornecer às autoridades locais equipamentos como veículos blindados que usem lagartas em vez de rodas (como tanques de guerra), veículos terrestres e aéreos armados, armas de fogo ou munições de calibre igual ou maior que 0.5 polegada (12,7 milímetros), lançadores de granada e uniformes de camuflagem. A ideia é recolher os equipamentos que haviam sido entregues às autoridades locais.

As críticas contra os métodos adotados pelas forças de segurança de diferentes cidades dos EUA se intensificaram após sucessivos episódios de mortes de jovens negros provocadas por agentes da polícia.

Em agosto, a morte de Michael Brown em Ferguson provocou uma série de protestos no país. No caso mais recente, em abril, a morte de Freddie Gray, ferido gravemente na coluna ao ser detido em Baltimore, provocou manifestações violentas contra o uso excessivo de equipamentos de repressão pela polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]