Pesquisa desenvolvida na Escola de Medicina da Universidade de Warwick, nos Estados Unidos, sugere que a maior ameaça à saúde das pessoas que estão acima do peso não é a gordura em si, mas a reação que a mesma provoca no organismo, provocando um grave processo inflamatório que pode levar a trombose, infarto, derrame e diabetes. O estudo foi publicado na última edição da revista 'International Journal of Obesity'.
Os pesquisadores F. P. Cappuccio e M. A. Miller estudaram pessoas de diferentes grupos étnicos a fim de avaliar a relação entre uma série de indicadores da ativação inflamatória e sinalizadores do sobrepeso e da obesidade, como o indíce de massa corpórea e a medida da circunferência abdominal.
"A inflamação que ocorre na parede dos vasos arteriais está associada à maioria dos indicadores de obesidade, em particular com a gordura depositada ao redor da cintura", afirmam os pesquisadores, alertando que tais inflamações podem desencadear trombose, infarto, derrame e diabetes.
"O estudo salienta a importância da ativação do endotélio (camada que reveste internamente as estruturas do aparelho circulatório, como vasos e artérias) no processo metabólico e no desenvolvimento da obesidade e de problemas cardíacos. A partir desta descoberta, podemos desenvolver tratamentos que tenham efeito direto na inflamação".