Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escalada

Ocidente acusa Rússia de planejar uso de “bombas sujas” na Ucrânia

Um homem passa de bicicleta por um prédio residencial danificado atingido por um bombardeio em Kharkiv, nordeste da Ucrânia, em 23 de outubro de 2022, em meio à invasão da Rússia. (Foto: EFE/EPA/SERGEY KOZLOV)

Ouça este conteúdo

Autoridades ucranianas e do Ocidente desconfiam que a Rússia planeja um ataque de "bombas sujas" na Ucrânia, como pretexto para uma escalada militar. Em uma declaração conjunta, França, Reino Unido e Estados Unidos declararam que acreditam que o país comandado por Vladimir Putin prepararia um falso ataque ucraniano com essas bombas nucleares para poder justificar uma grande represália.

O posicionamento do Ocidente foi publicado em resposta a alegações feitas pelo Ministério de Defesa da Rússia sobre o risco de utilização de bombas nucleares por parte dos ucranianos. Em um discurso na noite de domingo (24), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a acusação russa era um sinal de que Moscou estava planejando tal ataque e culparia a Ucrânia. "Se a Rússia ligar e disser que a Ucrânia está supostamente preparando algo, isso significa uma coisa: a Rússia já preparou tudo isso", apontou Zelensky.

Desde que as forças russas sofreram grandes derrotas no campo de batalha em setembro, o presidente Vladimir Putin intensificou a guerra, convocando centenas de milhares de reservistas, anunciando a anexação do território ocupado e ameaçando repetidamente usar armas nucleares para defender a terra russa. Neste mês, a Rússia iniciou uma nova campanha usando mísseis de longo alcance e drones de fabricação iraniana para atacar a energia elétrica e o aquecimento da Ucrânia antes do inverno.

Depois de fazer ataques a residências do país vizinho no fim de semana, a Rússia também anunciou que fará uma "escalada descontrolada" na Ucrânia.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros