Um homem passa de bicicleta por um prédio residencial danificado atingido por um bombardeio em Kharkiv, nordeste da Ucrânia, em 23 de outubro de 2022, em meio à invasão da Rússia.| Foto: EFE/EPA/SERGEY KOZLOV
Ouça este conteúdo

Autoridades ucranianas e do Ocidente desconfiam que a Rússia planeja um ataque de "bombas sujas" na Ucrânia, como pretexto para uma escalada militar. Em uma declaração conjunta, França, Reino Unido e Estados Unidos declararam que acreditam que o país comandado por Vladimir Putin prepararia um falso ataque ucraniano com essas bombas nucleares para poder justificar uma grande represália.

CARREGANDO :)

O posicionamento do Ocidente foi publicado em resposta a alegações feitas pelo Ministério de Defesa da Rússia sobre o risco de utilização de bombas nucleares por parte dos ucranianos. Em um discurso na noite de domingo (24), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a acusação russa era um sinal de que Moscou estava planejando tal ataque e culparia a Ucrânia. "Se a Rússia ligar e disser que a Ucrânia está supostamente preparando algo, isso significa uma coisa: a Rússia já preparou tudo isso", apontou Zelensky.

Desde que as forças russas sofreram grandes derrotas no campo de batalha em setembro, o presidente Vladimir Putin intensificou a guerra, convocando centenas de milhares de reservistas, anunciando a anexação do território ocupado e ameaçando repetidamente usar armas nucleares para defender a terra russa. Neste mês, a Rússia iniciou uma nova campanha usando mísseis de longo alcance e drones de fabricação iraniana para atacar a energia elétrica e o aquecimento da Ucrânia antes do inverno.

Publicidade

Depois de fazer ataques a residências do país vizinho no fim de semana, a Rússia também anunciou que fará uma "escalada descontrolada" na Ucrânia.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]