Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
BBC

"Ocidente está perdendo a guerra contra terror", constata pesquisa

A maioria dos britânicos acredita que seu país e os governos ocidentais estão perdendo a batalha contra o terrorismo, indicou uma pesquisa de opinião realizada pela BBC nesta segunda-feira.

Cinquenta e seis por cento dos entrevistados disseram acreditar que o Ocidente está perdendo a chamada "guerra contra o terror" - iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Apenas 20% acreditam que o Ocidente esteja ganhando a batalha, disse a pesquisa feita pela Gfk NOP a pedido da BBC, publicada no quinto aniversário dos ataques na América do Norte.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, tem sido o aliado internacional mais fiel de Bush em seus esforços para localizar aqueles responsáveis pelos ataques de 11 de setembro, assim como na guerra no Iraque, em março de 2003.

A forte aliança de Blair com Bush no Iraque e mais recentemente no bombardeio de Israel no Líbano enfureceu muitos britânicos e partes do Partido Trabalhista - tanto que Blair foi forçado na semana passada a dizer que deixaria o cargo dentro de um ano para acalmar uma rebelião pela liderança do partido.

Antes da eleição do ano passado, Blair disse que não buscaria um quarto mandato, mas tem se recusado a especificar quando irá passar o cargo para seu sucessor, o ministro das Finanças Gordon Brown.

Cinquenta e cinco por cento das pessoas ouvidas pela pesquisa disseram acreditar que o governo britânico está muito próximo da política exterior dos EUA, 19% acham que a relação está correta, e 11% acreditam que a relação não está próxima o suficiente.

Alguns britânicos sentem que a aliança de Blair com Bush na "guerra contra o terror" expõe o Reino Unido a um risco maior de ataques terroristas.

A Grã-Bretanha foi atacada em julho do ano passado quando quatro britânicos de origem islâmica lançaram ataques suicidas no metrô e em um ônibus, matando 52 pessoas.

Há três semanas, a polícia britânica disse ter impedido um suposto plano para derrubar aviões que seguiam para os Estados Unidos.

Questionados se a Grã-Bretanha estava vencendo a batalha contra o terrorismo, 53% disseram que não, enquanto 24% responderam que sim.

Quarenta e quatro por cento disseram que a "guerra contra o terror" fez pouca diferença em relação a quão seguros eles se sentem, enquanto 40% disseram se sentir menos seguros.

A pesquisa foi feita por telefone entre os dias 8 e 10 de setembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.