Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleição

OEA inicia acompanhamento de processo político no Paraguai

Uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) se instalará no Paraguai antes do final do ano, possivelmente com o ex-presidente da Costa Rica Oscar Arias à frente, para acompanhar o processo político que culminará nas eleições de 2013.

O chanceler paraguaio, José Félix Fernández Estigarribia, fez o anúncio em entrevista coletiva após se reunir, junto com o presidente Federico Franco, com dois enviados da OEA.

O chefe de gabinete da OEA, Hugo de Zela Martínez, e o secretário de Assuntos Políticos da organização, Kevin Casas-Zamora, chegaram nesta terça-feira a Assunção para preparar o caminho para a missão que deve ser instalada no Paraguai em novembro.

"Em todas as últimas eleições tivemos uma missão e ninguém se queixou, o próprio secretário-geral da OEA (José Miguel Insulza) expressou que é uma missão de observação e de cooperação com o Paraguai", declarou o chanceler, refutando que se trate de uma intervenção estrangeira.

O ministro considerou que as tarefas de fiscalização demonstram que "no Paraguai há democracia plena, muito melhor que em outros países que tentam nos julgar, cada vez mais minoritários".

Estigarribia aludiu assim à suspensão de seu país do Mercosul e da Unasul, que consideram que aconteceu uma "ruptura democrática" com a cassação de Fernando Lugo como presidente em junho e sustentam que só reconhecerão as autoridades eleitas nos pleitos gerais de 21 de abril de 2013.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.