A Indonésia começará a aplicar a vacina contra a gripe aviária em humanos assim que estiver preparada, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhar o contrário, disse nesta sexta-feira (22) a ministra da Saúde indonésia, Siti Fadilah Supari.

CARREGANDO :)

"A OMS nos pede para criar primeiro uma reserva. Isso pode funcionar nos países desenvolvidos onde ainda não apareceram contágios em humanos. Estamos em meio a uma guerra e não podemos continuar acumulando remédios", disse a ministra, segundo a agência estatal "Antara".

A ministra disse que a vacina, que a Indonésia está desenvolvendo em colaboração à farmacêutica americana Baxter International, poderia estar pronta no final de julho.

Publicidade

A Indonésia é o país do mundo com maior número de casos de gripe aviária, 100 pessoas, das quais 80 morreram, o que significa um índice de mortalidade de 80%.

A epizootia se transformou em endêmica nas ilhas de Java (a mais povoada da Indonésia), Sumatra e Bali, e na região meridional das Ilhas Célebes.

O mais recente boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação mundial indica 191 mortes por causa da gripe aviária desde 2003: Azerbaijão (5), Camboja (7), China (16), Egito (15), Indonésia (80), Iraque (2), Laos (2), Nigéria (1), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietnã (42, não inclui as duas últimas mortes ocorridas este mês).