A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu desculpas nesta segunda-feira por não conseguir alcançar a meta de distribuir medicamentos anti-retrovirais a três milhões de pessoas em países em desenvolvimento até o fim de 2005.
O dr. Jim Yong Kim, diretor do departamento de HIV/Aids da OMS, reconheceu que a OMS não agiu rápido o suficiente para cumprir o ambicioso plano de 'três por cinco'. "Eu preciso dizer que estou extremamente desapontado comigo e com meus colegas porque não agimos com a rapidez suficiente - não salvamos vidas o suficiente", disse Kim em entrevista à BBC.
A OMS e o a Unaids (programa das Nações Unidas para o combate ao HIV/Aids) esperavam fornecer remédios a três milhões dos seis milhões de moradores de países em desenvolvimento que necessitam de tratamento, mas a aceleração real em números que eles esperavam obter não se concretizou.
O número exato de pessoas com Aids ou HIV em tratamento vai ser anunciado no início do ano que vem. Em junho, Kim disse que um milhão de pessoas em países pobres estavam recebendo as drogas.