A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que entre dois milhões e 7,4 milhões de mortes era um prognóstico razoável para uma pandemia mundial de gripe aviária, distanciando-se de declarações feitas horas antes por um importante funcionário da ONU que havia estimado em 150 milhões o número de possíveis vítimas.

CARREGANDO :)

O médico David Nabarro, nomeado nesta sexta-feira coordenador da ONU para encabeçar a resposta da agência da ONU à ameaça da gripe das aves, disse que a resposta mundial ao vírus é que determinará se a doença matará cinco milhões ou 150 milhões.

A estimativa seria três vezes maior do que o total de mortes registrado pela pandemia da gripe mais letal de todos os tempos, a gripe espanhol,a que matou cerca de 50 milhões de pessoas entre 1918 e 1919.

Publicidade

"Há uma confusão óbvia e acho que deve ser esclarecida. Não acho que voltaremos a escutar o doutor Nabarro dizendo algo assim outra vez", disse o porta-voz do departamento encarregado de gripe na OMS em um comunicado à imprensa.