A campanha presidencial na Colômbia sofreu uma reviravolta na reta final. Pesquisa do instituto Ipsos, divulgada nesta semana, aponta como vencedor o midiático candidato do Partido Verde (PV), Antanas Mockus. As eleições serão em 30 de maio.
O levantamento mostra Mockus com 38% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto seu principal adversário e candidato da situação, Juan Manuel Santos, que até a semana passada liderava as pesquisas, tem 29%.
A virada eleitoral foi batizada de "onda verde". O candidato do PV ganhou 18 pontos porcentuais na comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto, há duas semanas.
Se nenhum candidato obtiver a metade mais um dos votos, o segundo turno será realizado em 20 de junho. Nesse cenário, a pesquisa com margem de erro de 4,5% dá a vitória a Mockus com 58% dos votos contra 37% para Santos. "Ainda estamos tentando entender esse fenômeno", diz o analista político León Valencia, diretor da Corporação Novo Arco-íris.
Matemático e filósofo, Mockus é famoso pelas excentricidades, como quando abaixou as calças diante de um auditório de estudantes. Mas não só por isso ele ficou conhecido. Como prefeito de Bogotá, o líder do PV saneou as finanças de Bogotá e incrementou o sistema de transporte público.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas