Os candidatos à presidência dos EUA: o republicano Donald Trump e a vice de Joe Biden, a democrata Kamala Harris se enfrentaram nesta terça-feira (10), em debate na Filadélfia| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO/MICHAEL REYNOLDS
Ouça este conteúdo

O primeiro debate presidencial da corrida eleitoral nos EUA foi tendência nas redes sociais. No X, alguns dos tópicos abordados pelos candidatos Donald Trump e Kamala Harris lideraram a lista de temas mais comentados da noite da terça-feira (10).

CARREGANDO :)

Na lista de tendências estiveram Trump em segundo lugar, tendo o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e Charlottesville como subtemas.

Algumas frases dos candidatos também viralizaram entre os usuários da plataforma, que repetiam a pergunta feita por Trump durante o debate sobre por onde anda Biden, com a frase "onde está o presidente?".

Publicidade

A declaração de Harris para que o republicano respeitasse as regras, dizendo ao ex-presidente para "ficar quieto", enquanto os microfones deveriam estar mutados, também esteve no topo dos assuntos tuitados.

O dono do X, o bilionário à frente da Tesla, Elon Musk, se absteve de comentar ao vivo o debate, mas repostou alguns posts sobre o confronto.

Um dos conteúdos escolhidos critica uma investigação de concessão de direito de voto à imigrantes. "Você nunca abriria os votos dos acionistas para não acionistas. Não deveríamos abrir as nossas eleições a não cidadãos", diz a publicação. Em resposta, Musk disse: "exatamente!".

Publicação de um usuário do X compartilhada pelo dono da plataforma, Elon Musk| Foto: Reprodução/X/Elon Musk

O deputado pelo estado da Flórida, membro do Freedom Caucus e próximo a Trump, que fez parte da comitiva que viajou com o ex-presidente à Filadélfia, o republicano Matt Gaetz, usou as redes para afirmar que a candidata balançou a cabeça indicando "não" quando o republicano a criticou por arrecadar dinheiro para tirar manifestantes violentos da prisão. Gaetz repostou um tuíte que a chama de mentirosa.

Publicidade
| Foto: Reprodução/X/Matt Gaetz

A deputada republicana e membro do movimento MAGA (Make America Great Again, na sigla em inglês), Marjorie Taylor-Greene, disse que a rede americana ABC, organizadora do debate, estava "em modo de ataque contra Trump".

| Foto: Reprodução/X/Marjorie Taylor-Greene

O candidato à vice-presidência ao lado de Harris, Tim Walz, esteve liderando um comício nos subúrbios de Phoenix na noite desta terça e se absteve de comentar o debate.

Por outro lado, o companheiro de chapa de Trump, J.D. Vance, usou as redes para comparar a saúde da economia americana sob a gestão Biden e a gestão Trump. 

Publicidade
| Foto: Reprodução/X/JD Vance

O influenciador Mario Nawfal, que tem ganhado destaque no X, reproduziu a postagem de Trump, comemorando sua vitória no debate. 

"As pessoas estão dizendo GRANDE VITÓRIA esta noite! Achei que esse foi meu melhor debate de SEMPRE, principalmente porque foram TRÊS CONTRA UM!", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. 

Mas, a surpresa da noite veio por parte da cantora Taylor Swift, que usou o Instagram para declarar seu voto a Kamala Harris e Tim Walz.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade