Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após críticas de Maduro

Ong denuncia bloqueio da rede social TikTok na Venezuela

Governo de Caracas alega ter descoberto plano de assassinato contra Nicolás Maduro
Governo de Caracas alega ter descoberto plano de assassinato contra Nicolás Maduro. (Foto: Miguel Gutiérrez/EFE)

Ouça este conteúdo

A ong venezuelana Conexión Segura denunciou neste sábado (28), por meio de uma iniciativa de monitoramento de direitos digitais, o bloqueio da rede social TikTok no país.

Segundo a denúncia, publicada no X, a medida começou a ser aplicada às 9h (horário local, 10h em Brasília) do sábado, tanto por operadores privados como públicos.

“CANTV, Inter, NetUno, Digitel, Movistar, Airtek e Thundernet começaram a bloquear @TikTok ”, afirmou a iniciativa VE Sin Filtro, que faz parte da ong Conexión Segura.

Segundo o site Efecto Cocuyo, essa foi a segunda rede social bloqueada no país após os resultados das eleições presidenciais de 28 de julho, denunciadas por uma nova fraude de Nicolás Maduro.

No início de agosto, a ditadura chavista anunciou o bloqueio do X, de Elon Musk, por um período de 10 dias, no entanto a medida foi prorrogada por tempo indeterminado e completará dois meses em vigor nos próximos dias.

Segundo a iniciativa Ve Sin Filtro, “a rede social TikTok está inacessível no aplicativo do celular e no computador pelos referidos fornecedores. Na Airtek, apenas o site está bloqueado até o momento", escreveu a ong.

No mesmo período em que foi proibido acesso ao X na Venezuela, Maduro acusou as redes sociais Instagram, TikTok e WhatsApp de estarem por trás de tentativas de desestabilizar o país.

“Acuso o TikTok e acuso o Instagram de responsabilidade na instalação do ódio para dividir os venezuelanos, para buscar uma matança e uma divisão da Venezuela. Para trazer o fascismo à Venezuela. Golpe de Estado ciberfacista e criminal”, afirmou o ditador.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.