ônibus espacial partiu na madrugada deste sábado rumo à Estação Espacial Internacional. Nave será aposentada após outras seis missões| Foto: AFP

O ônibus espacial Discovery decolou neste sábado, carregando equipamentos de laboratório, suprimentos, peças, ratos geneticamente alterados e um novo tripulante para a Estação Espacial Internacional.

CARREGANDO :)

A nave partiu às 23h59 horário local na sexta-feira (0h59 de sábado em Brasília), após dias de atraso. Poucos minutos depois, ela chegou à órbita, e deve atracar na estação espacial na noite de domingo.

O mau tempo e inspeções em uma válvula de combustível atrasaram o lançamento do Discovery, que faz a 128a missão da Nasa com ônibus espaciais. Os trabalhos devem durar 13 dias, e têm o objetivo de preparar a estação para operações científicas em tempo integral.

Publicidade

O ônibus espacial será aposentado após outras seis missões. Depois disso, a agência espacial norte-americana pagará à Rússia 50 milhões de dólares por assento a bordo da nave Soyuz. A Nasa também avalia propostas de empresas norte-americanas interessadas em transportar os astronautas.