Ouça este conteúdo
Um trágico acidente de ônibus ocorrido nesta sexta-feira (6) na rodovia mexicana Oaxaca-Cuacnopalan, que fica ao sul do país, deixou 17 mortos e vários feridos, segundo informações da Coordenação de Proteção Civil do estado de Oaxaca.
De acordo com informações, o ônibus estava transportando 55 imigrantes, a maioria venezuelanos, quando capotou no quilômetro 88 da rodovia Oaxaca-Cuacnopalan.
A Coordenação de Proteção Civil de Oaxaca confirmou o número de mortos por meio das redes sociais. Segundo o órgão mexicano, os sobreviventes do acidente foram prontamente transferidos para hospitais do estado, onde estão recebendo atendimento médico especializado.
O México tem recebido nos últimos meses milhares de imigrantes ilegais que tentam atravessar as fronteiras do país com os Estados Unidos.
As autoridades locais, incluindo o governador de Oaxaca, Salomón Jara, expressaram suas condolências às famílias das vítimas e asseguraram que todo o suporte necessário está sendo oferecido aos afetados.
O governador do estado de Puebla, Sergio Salomón, também manifestou consternação diante do acidente e ofereceu apoio às vítimas e suas famílias. Muitas vítimas do acidente estão sendo transferidas para hospitais de cidades que ficam localizadas em Puebla.
O trágico acidente ocorre em meio a uma onda migratória considerada "sem precedentes" pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Mais de 15 mil imigrantes estão passando pelo México diariamente, segundo informações do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
O transporte superlotado de imigrantes em veículos como vans, trailers e ônibus tem sido uma prática perigosa, muitas vezes resultando em acidentes fatais, como o ocorrido nesta sexta-feira. Recentemente, no estado mexicano de Chiapas, dez imigrantes cubanos perderam a vida em circunstâncias semelhantes.
As autoridades de Oaxaca seguem investigando as causas específicas do acidente de ônibus. (Com Agência EFE)