Nova Iorque O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se pela primeira vez ontem para debater as implicações que o aquecimento global pode ter para a paz e a segurança mundial.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos países-membros que se previnam contra conflitos que possam surgir devido à escassez de recursos, uma das conseqüências das mudanças climáticas.
"As coisas são mais fáceis quando todos podem compartilhar a abundância, mesmo que em níveis diferentes", declarou Ban. "Mas quando os recursos escasseiam seja a energia, a água ou as terras cultiváveis nossos frágeis ecossistemas são submetidos a pressões, o que pode levar a um colapso dos códigos de conduta estabelecidos, e, inclusive, a um conflito total", acrescentou.
Ban lembrou que, ao longo da história, países e povos travaram guerras pelos recursos naturais: gado, fontes de água, terras férteis, rotas comerciais, reservas pesqueiras, açúcar, petróleo, ouro e matérias-primas. "Inclusive hoje, a provisão ininterrupta de combustíveis e minerais é um elemento-chave nas considerações geoestratégicas", explicou.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia