O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, anunciou nesta segunda-feira a criação de uma comissão internacional de quatro pessoas para investigar o ataque israelense do dia 31 de maio contra navios que levavam ajuda humanitária para Gaza.
O incidente deixou nove mortos.A comissão será liderada pelo ex-premiê neozelandês Geoffrey Palmer e o atual presidente colombiano, Álvaro Uribe - que deixa o cargo esta semana. Um israelense e um membro turco, que não foram identificados, serão os outros integrantes, disse Ban em comunicado.
O grupo iniciará o trabalho no dia 10 de agosto e entregará seu primeiro relatório de progresso em meados de setembro, disse o secretário-geral.
O ataque à flotilha, que tentava ultrapassar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza, causou um protesto internacional depois que oito turcos e um turco-americano foram mortos. O incidente também causou um deterioração nas relações entre Israel e Turquia.
A declaração de Ban veio pouco depois que autoridades israelenses disseram que o Estado judeu havia decidido cooperar com a proposta de inquérito de Ban. Israel já realizou sua própria investigação e um civil está sendo encaminhada.