Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

ONU diz que ataques russos são “escalada inaceitável da guerra” na Ucrânia

Moradores de Zaporizhzhia nos escombros após ataque russo, em 10 de outubro de 2022. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira (10) que os ataques da Rússia contra várias cidades da Ucrânia representam "outra escalada inaceitável da guerra" e lamentou pelas vítimas civis.

"O secretário-geral está profundamente consternado pelos ataques com mísseis em grande escala de hoje das forças armadas da Federação Russa", afirmou, por meio de comunicado, o porta-voz do diplomata português, Stéphane Dujarric.

A ONU denunciou que os bombardeios causaram importantes danos em áreas civis e deixaram dezenas de mortos e feridos.

De acordo com balanço preliminar das autoridades ucranianas, os ataques deixaram pelo menos dez mortos e 60 feridos.

Em uma primeira análise, os serviços humanitários das Nações Unidas apontaram que, além das várias vítimas civis, também foram danificadas infraestruturas chave em várias regiões, incluindo a capital ucraniana, Kiev.

Como resultado dos bombardeios, foram fechadas escolas em todo o país e milhares de famílias ficaram sem energia elétrica em casa, ainda segundo a ONU.

Além disso, algumas áreas ficaram com o abastecimento de água e os serviços de telecomunicações prejudicados.

A ONU ainda apontou que a onda de ataques afetou também as operações humanitárias que realiza, dificultando o movimento de ajuda para o leste da Ucrânia, onde há população com "uma necessidade desesperada de assistência".

A Rússia fez diversos bombardeios contra cidades ucranianas, em resposta ao ataque do último sábado contra uma ponte que liga o território do país com a Crimeia, atribuído por Moscou ao serviço secreto de Kiev.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.