O Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas iniciou uma operação de emergência para distribuir alimentos a cerca de 1,4 milhão de afetados pelo terremoto no Nepal, com um custo de aproximadamente US$ 116,5 milhões, conforme informou a agência humanitária.
A entidade enviou dois caminhões com alimentos ao distrito de Gorkha (norte), uma das regiões mais impactadas pelo terremoto de 7,8 graus na escala Richter que deixou cerca de 8 milhões de desabrigados desde sábado, segundo um comunicado do PMA.
Dessas pessoas, 1,4 milhão “precisa de assistência urgente durante os próximos três meses com um custo de US$ 116,5 milhões”.
Tragédia
O número de mortos pelo terremoto já ultrapassou 5 mil e o de feridos, 10 mil, enquanto o número de refugiados internos superou a marca de 450 mil pessoas, segundo o Ministério do Interior do Nepal.
A expectativa é ainda mais alarmante: o número de mortos no Nepal pode chegar a 10 mil, informou o primeiro-ministro Sushil Koirala. O terremoto é o mais mortífero em 81 anos. O abalo, segundo as Nações Unidas, afetou oito milhões de pessoas,