A ONU anunciou nesta sexta-feira em Genebra o lançamento de um plano de assistência de seis meses para as vítimas do terremoto ocorrido na semana passada na ilha indonésia de Java. O pacote está orçado em US$ 103 milhões.
Um porta-voz do Gabinete de Assuntos Humanitários da ONU explicou que este programa de assistência permitirá atender às necessidades mais urgentes das cerca de 200 mil pessoas desabrigadas pelo terremoto de 27 de maio.
Ele informou que entre as prioridades estabelecidas no Plano de Resposta do Terremoto estão proporcionar albergues de emergência, assistência médica, água potável e serviços sanitários, de alimentos e proteção à infância.
O tremor causou danos principalmente nas locailidades de Klaten e Bantul, onde ocorreram mais de 6.200 mortes, segundo o governo de Jacarta. Pelo menos 140 mil casas e 269 escolas foram destruídas, assim como 49 quilômetros de estradas e pontes, 302 edifícios governamentais e 284 prédios utilizados por instituições religiosas.
O porta-voz da ONU acrescentou que até agora foram atendidas mais de 50 mil pessoas em 31 hospitais locais, além de centros de saúde e clínicas móveis ou de campanha.
As agências da ONU calculam que boa parte das seis milhões de pessoas que vivem nos distritos afetados tenham sofrido conseqüências diretas, especialmente pela destruição dos sistemas de infraestrutura e serviços.
O desastre atingiu a Indonésia pouco mais de um ano e meio depois da onda de tsunamis de dezembro de 2004.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano