• Carregando...
Confira onde fica Porto Príncipe no Haiti |
Confira onde fica Porto Príncipe no Haiti| Foto:

Nova Iorque - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nomeou ontem o general brasileiro Floriano Peixoto Vieira Neto como substituto de Carlos Alberto dos Santos Cruz no comando da Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah). A porta-voz da ONU, Michèle Montas, disse que o secretário-geral comunicou ao Conselho de Segurança (CS) a nomeação do novo comandante chefe dos 7.039 "capacetes azuis" que o organismo mantém no país caribenho.

"O general Floriano Peixoto tem uma grande experiência no comando de tropas, adquirida ao longo de sua carreira militar, que iniciou em 1973, e que inclui a participação no desdobramento da Minustah em 2004", acrescentou Montas.

O militar, de 55 anos, atualmente lidera em Brasília um dos diretórios do Estado-Maior do Exército, cargo ao qual foi destinado em 2008, após ser nomeado general e dirigir uma brigada de assalto aerotransportada, segundo um perfil divulgado pela ONU.

Anteriormente, foi instrutor na Academia Militar e da escola de paraquedismo, além de estar no comando de um batalhão de infantaria. Peixoto Vieira fez parte do primeiro contingente militar que o Brasil enviou ao Haiti em 2004, depois de o CS aprovar o envio de capacetes azuis ao país por causa da violenta saída do poder do presidente Jean Bertrand Aristide.

Além da atuação na área militar, o Brasil tem colaborado em outras áreas com o Haiti.

No mês passado, o governo anunciou a intenção de desenvolver no país programas baseados na experiência brasileira de implantação de cisternas no Semiárido nordestino e do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O Haiti tem 8,9 milhões de habitantes e a maioria depende da agricultura de subsistência. Metade da população é analfabeta e mais de dois terços não possuem empregos formais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]