O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira que a Coreia do Norte deve retornar às negociações com seus vizinhos e com os EUA depois de realizar novos testes nuclear e com mísseis.
"A única opção viável neste momento para a Coreia do Norte continuar sendo um membro responsável da comunidade internacional é voltar à mesa de diálogo", disse Ban em entrevista coletiva em Helsinque.
"Por meio do intercâmbio e da cooperação entre (as Coreias do) Sul e Norte, e por meio de um diálogo entre as seis partes, essa é a melhor forma pela qual os norte-coreanos podem desempenhar um papel", disse o sul-coreano Ban.
O Conselho de Segurança da ONU condenou por unanimidade na segunda-feira o teste nuclear norte-coreano, dizendo que ele viola uma resolução aprovada após o primeiro teste nuclear do país, em 2006.
A Rússia disse na terça-feira acreditar que a Coreia do Norte irá enfrentar uma resolução dura da ONU, porque a reputação do Conselho de Segurança está em jogo, segundo a agência de notícias Interfax.
Mas Ban, que se disse "profundamente preocupado" com o teste nuclear, evitou especular sobre a resolução que está sendo preparada.
"Deixo aos membros do Conselho de Segurança quais medidas devem ser tomadas", afirmou.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião