O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que atue com "moderação" diante da iniciativa palestina de buscar o reconhecimento pleno como Estado na organização.
"O secretário-geral pediu ao primeiro-ministro que atue com responsabilidade, sabedoria e moderação em relação à proposta palestina diante das Nações Unidas", indicou o porta-voz da ONU Martin Nesirky, após uma reunião entre os dois, paralelamente à Assembleia Geral da ONU.
"O secretário-geral reiterou seu apoio a um Estado palestino, convivendo com um Israel seguro", disse Nesirky. Ban "enfatizou a necessidade de decisões históricas das duas partes nesse momento crítico", destacou.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciou que apresentará na sexta-feira o pedido de reconhecimento de um Estado palestino como membro pleno da ONU, sobre as bases das fronteiras prévias à Guerra dos Seis Dias de 1967 e que inclua Jerusalém Oriental, o que desatou uma feroz batalha diplomática.
"As negociações são a única via para uma solução sustentável", completou o porta-voz.
Deixe sua opinião