O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que atue com "moderação" diante da iniciativa palestina de buscar o reconhecimento pleno como Estado na organização.
"O secretário-geral pediu ao primeiro-ministro que atue com responsabilidade, sabedoria e moderação em relação à proposta palestina diante das Nações Unidas", indicou o porta-voz da ONU Martin Nesirky, após uma reunião entre os dois, paralelamente à Assembleia Geral da ONU.
"O secretário-geral reiterou seu apoio a um Estado palestino, convivendo com um Israel seguro", disse Nesirky. Ban "enfatizou a necessidade de decisões históricas das duas partes nesse momento crítico", destacou.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciou que apresentará na sexta-feira o pedido de reconhecimento de um Estado palestino como membro pleno da ONU, sobre as bases das fronteiras prévias à Guerra dos Seis Dias de 1967 e que inclua Jerusalém Oriental, o que desatou uma feroz batalha diplomática.
"As negociações são a única via para uma solução sustentável", completou o porta-voz.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada