Teerã Países europeus que fazem parte do Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AEIAe) pediram ontem que o Irã aceite dar uma pausa em suas atividades nucleares, oferecendo em troca a suspensão das sanções imposta pelo Conselho de Segurança da ONU ao país.
O pedido europeu, simultâneo à condenação internacional da insistência iraniana em expandir seu programa de enriquecimento de urânio, foi feito durante uma reunião do Conselho de Governadores da AIEA a respeito do Irã.
Em um comunicado do conselho, a França, a Alemanha e o Reino Unido condenaram os esforços de Teerã para enriquecer urânio em escala industrial.
O texto condena ainda a recusa iraniana em permitir que a AIEA monitore sua planta nuclear de Natanz com câmeras de vídeo. A plataforma é um local de enriquecimento de urânio.
Representantes do conselho de 35 cadeiras devem aprovar sanções que banem o envio de ajuda técnica ao Irã, devido à suspeita de que o país pretenda construir armas nucleares. Teerã nega as acusações, alegando que seu programa tem fins exclusivamente pacíficos.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião