• Carregando...
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, quer o cumprimento da resolução da ONU | Alexander Natruskin/Reuters
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, quer o cumprimento da resolução da ONU| Foto: Alexander Natruskin/Reuters

Moscou - O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu ontem à Coreia do Norte que suspenda o lançamento de um satélite, que supostamente ocultaria um teste de míssil intercontinental.

"Espero que os dirigentes da Coreia do Norte cumpram a correspondente resolução da ONU" que proíbe o desenvolvimento de armas nucleares, afirmou o secretário à agência russa de notícias RIA Novosti.

Ki-moon se mostrou "preocupado com os passos dados pela Coreia do Norte para o lançamento do satélite ou míssil". "Isto trará maiores complicações para a paz e estabilidade da região", explicou.

Quando foi ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Ki-moon participou das conversas para a solução da crise nuclear na região.

Ele ainda pediu ao governo norte-coreano que cumpra os acordos firmados no marco das negociações realizadas pelo grupo formado por Estados Unidos, China, Japão, Rússia e pelas Coreias do Norte e do Sul.

A Coreia do Norte anunciou que lançará um satélite de comunicações entre os dias 4 e 8 de abril, mas a Coreia do Sul alega que o país vizinho testará um míssil Taepodong-2. A ogiva teria um alcance de até 6 mil quilômetros e poderia chegar ao oeste do Alasca, estado dos EUA, no extremo Noroeste da América do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]