• Carregando...
Garota sorri com uma pilha de pães comprados em uma padaria de um distrito de Aleppo | Zain Karam/Reuters
Garota sorri com uma pilha de pães comprados em uma padaria de um distrito de Aleppo| Foto: Zain Karam/Reuters

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para­­ uma­­­­ "explosão dramática" no­­ número de refugiados dei­­­­xando a Síria nos últimos­­ dias,­­ escapando da escalada da­­ violência. Os dados divulga­­dos ontem em Genebra revelam que já são mais de 214 mil refugiados registrados ou esperando ser registrados nos países vizinhos.

Mas o número pode chegar rapidamente a 300 mil nas próximas semanas e até 500 mil quando milhares de familias que hoje já vivem em casas de amigos na região começarem a ficar sem dinheiro e forem obrigados a pedir ajuda da ONU.

O fluxo de refugiados para a Jordânia dobrou nos últimos sete dias, com 10,5 mil novos refugiados em apenas uma semana. No Líbano, já são 53 mil refugiados registrados. No Iraque, são 19 mil. Na Turquia, 3 mil sírios cruzaram a fronteira nas últimas 24 horas.

Refugiados dizem que muitos mais virão nos próximos dias e que estão sendo atacados ao tentar cruzar.­­ Há também um fluxo grande de crianças cruzando as fronteiras, desacompanhadas e alertando que seus pais morreram.

Internamente, a ONU aler­­­­ta que mais de 1 milhão­­ de­­ sírios estão vivendo fora de­­ suas casas, grande maioria­­ deles em prédios públicos – 350 escolas estão sendo ocupa­­das.

Campos

A Turquia se prepara para abrir novos campos para abrigar 40 mil refugiados que escapam da guerra civil na Síria, disse ontem um funcionário do governo à agência turca de notícias Anatólia.

O país já abriga 80 mil refugiados sírios registrados, que vivem em acampamentos ao longo dos 910 quilômetros da fronteira entre os dois países, e pretende aumentar a capacidade para 120 mil refugiados nos próximos dez dias, disse o funcionário da gestão de Desastres e Emergências da presidência da Turquia.

Um campo, que abrigará 10 mil refugiados, foi aberto ontem na província sulista de Gaziantep, e dois outros campos, que abrigarão 20 mil refugiados, serão abertos no final de semana nas províncias de Kahramanmaras e Osmaniye, disse o funcionário. Um quatro acampamento será aberto na primeira semana de setembro da província de Adiyaman.

O governo turco afirma que já gastou US$ 300 milhões para abrigar e alimentar os refugiados sírios, que fogem da guerra civil, que começou em março de 2011 quando estourou a revolta­­ dos insurgentes contra o presidente Bashar Assad. A chancelaria turca pediu à comunidade internacional que envie recursos para auxiliar o país a socorrer os refugiados, mas o país ainda não recebeu "nenhuma ajuda material", disse o funcionário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]