Genebra – A Acnur, agência de refugiados da ONU, fez um apelo ontem pela doação de 60 milhões de dólares para ajudar cerca de 500 mil iraquianos que estão sendo desalojados devido à violência que domina o país.

CARREGANDO :)

A verba será usada para ajudar os mais vulneráveis entre os refugiados. Até o fim do ano, a estimativa é que haja 4,3 milhões de pessoas morando no exterior, principalmente nos países árabes vizinhos, ou longe de suas casas dentro do próprio Iraque, disse a Acnur.

"Quanto mais tempo o conflito durar, mais difícil será para os centenas de milhares de pessoas desalojadas e para as comunidade que estão tentando ajudá-las, tanto dentro como fora do Iraque", disse o chefe da Acnur, Antonio Guterres.

Publicidade

"O fardo para as comunidades anfitriãs e para os governos da região é enorme. É essencial que a comunidade internacional apóie os esforços humanitários para ajudar as pessoas mais vulneráveis", disse Guterres, alto comissário da ONU para os refugiados.

A agência afirma que o êxodo do Iraque – que data de bem antes da invasão americana, em 2003 – é o maior movimento populacional de longo prazo no Oriente Médio desde o desalojamento dos palestinos, com a criação de Israel, em 1948.