O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião a portas fechadas pelo segundo dia consecutivo, para discutir a situação atual na Ucrânia.
O presidente do Conselho de Segurança disse que as consultas diplomáticas informais entre os países membros começaria às 19h GMT (16h de Brasília) deste sábado.
O conselho também realizou consultas a portas fechadas nesta sexta-feira, a pedido do embaixador da Ucrânia na ONU, Yuriy Sergeyev. Segundo ele, a deterioração da situação na península de Crimeia "ameaça a integridade territorial da Ucrânia".
A Ucrânia acusa Moscou de ocupar pontos estratégicos em Crimeia, onde a frota russa do Mar Negro se baseia, e preparar uma invasão militar ao país.
Atendendo a um pedido do presidente Vladimir Putin, o Parlamento da Rússia aprovou hoje uma moção para o uso da força militar em Crimeia, península da Ucrânia rebelde que tenta conquistar maior independência dos novos líderes ucranianos partidários de uma maior aproximação com a União Europeia. Até 1964, a região de Crimeia pertenceu aos russos e ainda é predominantemente pró-Rússia.
Como membro permanente, a Rússia tem poder de veto sobre qualquer resolução do conselho. Fonte: Associated Press.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos