• Carregando...

Das agências internacionais – Países-membros do Conselho de Segurança da ONU aprovaram uma proposta para acelerar os preparativos para o envio de uma força de paz a Darfur, região de conflito no oeste do Sudão.

A União Africana (UA) já mantém 7 mil tropas de paz no local, que não têm conseguido pôr fim ao conflito que já deixou mais de 100 mil mortos. A UA planejava passar o controle da operação para a ONU apenas em setembro. O governo do Sudão, no entanto, é contra essa transferência.

Com isso, o Conselho pediu ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para negociar uma solução com o governo do país, UA e rebeldes e apresentar um plano para a transição em um mês. "Há um senso de urgência, de que as pessoas estão morrendo. Isso precisa parar", disse o chefe das operações de paz da ONU, Jean-Marie Guehenno.

O conflito em Darfur começou em 2003, quando grupos negros se rebelaram contra o tratamento recebido do governo de Kharthoum, dominado por árabes islâmicos. Eles eram supostamente reprimidos pelo governo e suas milícias, os Janjaweed. Os dois lados chegaram a assinar uma trégua em abril de 2004, mas desde então se acusam mutuamente de violar o acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]