Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Opep corta produção de petróleo

Abuja, Nigéria – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordou em cortar 500 mil barris por dia (bpd) no fornecimento, ou 2% da produção, a partir de 1.º de fevereiro. O anúncio foi dado ontem. A cotação do barril reagiu em alta à decisão ficou em torno de US$ 62 no mercado internacional. Adiando uma redução maior até que o auge da demanda tenha passado, a Opep atendendo às preocupações de países importadores, de que um corte agora elevasse os preços e prejudicasse as economias.

O cartel já havia restringido a produção este ano – em 1,2 milhão de bpd –, tentando interromper uma queda de 25% nos preços desde que alcançaram um pico histórico superior a US$ 78 dólares, em julho.

Angola

A Opep também anunciou ontem que acolheu Angola como seu 12.º membro. O ingresso no cartel, que produz um terço do petróleo mundial, deve dar impulso à economia do cid país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.