Um operário de construção civil da Indonésia que ficou preso nos escombros de um prédio após o terremoto do último dia 30 teve que serrar a própria perna para poder sobreviver, segundo uma reportagem publicada na edição online do jornal britânico "The Guardian".
Ramlan estava trabalhando no 7º andar do prédio em Padang quando ocorreu o tremor. Uma viga de concreto caiu sobre sua perna na hora que tentava fugir, deixando-o preso no local.
Sem conseguir se soltar, ele usou uma enxada para tentar cortar a própria perna, mas a lâmina não conseguia penetrar no osso. Ele conseguiu telefonar com o celular para um amigo, que foi ao local e encontrou uma serra e ajudou Ramlan a cortar a perna, já que ele estava enfraquecido. Eles então amarraram uma camisa no ferimento e foram ao hospital.
"Eu apenas pensei que tinha que ajudar meu amigo e voltei ao local onde ele estava preso. Não pensei nos riscos", contou o amigo de Ramlan.
Os médicos do hospital não conseguiram fazer o ferimento parar de sangrar e tiveram que fazer uma amputação mais cuidadosa acima do corte. A medida radical, entretanto, foi considerada essencial na sobrevivência do operário. "As ações de Ramlan foram extraodinárias e a coragem e determinação que mostrou foram típicas de sobreviventes com quem estamos trabalhando", disse um membro do Comitê de Emergência e Desastres do país.
O terremoto na Indonésia deixou mais de 700 mortos e cerca de 1.500 feridos, sendo 600 em estado grave. As buscas por sobreviventes foram suspensas e 343 pessoas estão desaparecidas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia