O furacão Ophelia perdeu força durante a noite de sexta-feira e se transformou novamente numa tempestade tropical, à medida que se aproxima da costa dos Estados Unidos, afirmou o Centro Nacional de Furacões num boletim emitido na manhã deste sábado. Os ventos do Ophelia, que está localizado a cerca de 350 quilômetros do sudoeste de Charleston, Carolina do Sul, têm agora velocidade de 110 km/h. Mas, segundo os meteorologistas, nas próximas 24 horas, ainda há riscos de o Ophelia se tornar um furacão novamente.
Na sexta-feira, o fenômeno chegou a se afastar da costa da Flórida, mas meteorologistas acreditam que ele ainda poderia dar meia-volta e atingir o sudeste do território americano na próxima semana, em algum ponto entre o norte da Flórida e a Carolina do Norte. O furacão ficou estacionado sobre o Atlântico durante três dias, mas começou a se afastar da costa dos EUA nesta sexta-feira.
Especialistas preocupavam-se com a possibilidade de o Ophelia ganhar força e atingir a região americana banhada pelo golfo do México, que começa agora a se recuperar do desastre provocado no dia 29 de agosto pelo furacão Katrina. Na sexta-feira, os modelos de previsão divergiam sobre o rumo a ser seguido pelo Ophelia, mas não previam que ele viesse a atingir o golfo do México.