A maior cidade da Turquia, Istambul, será comandada pelo Partido Popular Republicano, oposição ao atual presidente, Recep Tayyp Erdogan. Com cerca de 90% das urnas apuradas, o atual prefeito, Ekrem Imamoglu , declarou-se vencedor, com uma vantagem de 50% contra 40% de Murat Kurum, do Partido da Justiça e Desenvolvimento, legenda de Erdogan.
Já em Ancara, capital do país, o atual prefeito, Mansur Yavas, também oposição ao mandatário, contabilizava 58,8% dos votos contra 33% de Turgut Altinok, com 70% das urnas apuradas. A liderança da oposição se repete, ainda, na terceira maior cidade turca, Esmirna, onde o oposicionista, Cemil Tugay, também lidera.
Erdogan está há mais de 20 anos à frente da Turquia e dedicou-se bastante às eleições nas grandes cidades do país. Ele chegou a realizar quatro comícios por dia em Istambul e afirmou que a eleição marcaria o início de uma nova era para o país.
Mortos e feridos
Entretanto, de acordo com notícias da agência estatal, Anadolu, as votações foram encerradas às 11 horas de Brasília, depois de atos violentos em diversas regiões do país.
Grupos entraram em confronto com armas, paus e pedras, matando uma pessoa e ferindo outras 11, no sudeste da Turquia. Em outro evento trágico, um candidato foi morto e quatro pessoas ficaram feridas.
Em Sanliurfa, também no sudeste turco, 16 pessoas ficaram feridas em um confronto. No oeste do país, em Afyonkarahisar, outra pessoa foi esfaqueada.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais