Minsk A oposição bielo-russa impugnará no Supremo Tribunal os resultados das eleições presidenciais do último dia 19 que deram a vitória ao atual presidente de Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko. "As eleições serão impugnadas nos tribunais", anunciou ontem em entrevista coletiva Alexandr Milinkevich, líder da oposição democrática.
O chefe de campanha do líder opositor, Serguei Kaliakin, líder dos comunistas, acrescentou que a apelação será apresentada ainda esta semana. "A Corte Suprema será submetida a uma prova de consistência. Se a demanda for rejeitada, significará que em Bielo-Rússia o sistema judiciário não existe", afirmou.
A Comissão Eleitoral Central deu a Lukashenko 83% dos votos, contra 6,1% de Milinkevich, resultado muito abaixo das previsões da oposição. Milinkevich, que exige a realização de novas eleições, acredita que Lukashenko não obteve mais de 50% dos votos nas eleições presidenciais, por isso seria preciso realizar um segundo turno. O líder da oposição democrática também informou que as forças opositoras estão tentando ajudar economicamente os ativistas detidos pelas autoridades.
Segundo a oposição, na sexta-feira e no sábado mais de mil opositores foram detidos pelas forças de segurança, dos quais 150 foram condenados na segunda-feira a várias semanas de prisão.