A coalizão que governa a Romênia disse nesta quarta-feira que vai iniciar os procedimentos de impeachment contra o presidente Traian Basescu, o último episódio da disputa entre o presidente e o primeiro-ministro Victor Ponta.
A moeda romena, o leu, ficou sob pesada pressão de venda após a divulgação dos planos de suspender o presidente. O euro subiu para uma máxima de 4,4715 leus.
Eugen Nicolaescu, parlamentar do Partido Liberal, afirmou que a coalizão, de inclinação esquerdista, vai entregar 17 páginas de documentos sobre o impeachment para o Parlamento até o fim do dia. Ele não quis dizer por que Basescu, de centro-direita, deve sofrer o processo, mas a coalizão o acusa de exceder sua autoridade e de intrometer-se nas instituição do país.
Na terça-feira, os legisladores expulsaram os porta-vozes de ambas as casas do Parlamento, ambos aliados de do presidente, e os substituíram por políticos próximos ao primeiro-ministro. Basescu e Ponta vêm brigando pelo poder desde que Ponta foi eleito, no dia 7 de maio. As informações são da Associated Press.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia