Buenos Aires - Maurício Macri (Proposta Republicana - PRO), candidato de centro-direita, é o novo prefeito de Buenos Aires. Até o fechamento da edição, 64,5% dos votos estavam apurados e ele já havia obtido 62,81% dos votos no segundo turno para da eleição.
O candidato Daniel Filmus, que contava com o apoio da presidente argentina Cristina Kirchner, registrou 37,19% da preferência do eleitorado.
Esta é a quarta vez que Macri sai vitorioso de uma disputa com Filmus, atual Senador da Frente pela Vitória (FPV), sublegenda do Partido Justicialista, também chamado de peronista. Eles disputaram a prefeitura da capital federal em 2007, ano das eleições presidenciais que elegeram Cristina, e a decisão também foi no segundo turno, quando Macri abocanhou 60,9% dos votos ante 39,1% de Filmus.
"Damos os parabéns ao PRO e a Mauricio Macri, que saiu vitorioso, porque isso é respeitar o voto popular, mesmo quando o resultado não sai como a gente espera", reconheceu Filmus em seu discurso. O senador disse que a presidente telefonou para Macri para parabenizá-lo. No balanço da campanha, Filmus afirmou que o resultado das eleições "consolida a FPV como uma das duas forças políticas mais importantes da capital".
Os analistas avaliam que foi um fracasso da frente governista porque teve menor porcentagem de votos que em 2007. A vitória de Macri o posiciona, hoje, como o principal líder opositor do país para a corrida presidencial de 2015, e como catalisador de votos da oposição para a disputa à presidência em outubro. "Macri é forte hoje, mas não tem candidato à presidência nem definiu a quem dará seu apoio. Ele precisa fazer uma aliança com algum dos candidatos da oposição antes das eleições primárias, de 14 de agosto, para manter o clima favorável opositor gerado com a vitória no segundo turno", avaliou Rosendo Fraga, analista político do Centro de Estudos União para a Nova Maioria.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião